Caminhadas em estrada, em picos, escarpas, Trekking, Hiking, Trail Running, Backpacking… Chame do jeito que você quiser, geralmente realizamos estas atividades com a mesma intenção básica: nos mover do ponto A para B. Para chegar a algum lugar.

Só mais tarde descobrimos quais são realmente sobre os espaços intermediários.

Alguns caminham em busca de fuga de um mundo barulhento ou consolo. Outros vêem um desafio. Até onde posso ir? Quão rápido? Que equipamento eu preciso? E o que posso colocar em uma mochila Ultralight? Para alguns, é um empreendimento de fim de semana com missões longas e devastadoras no interior. Os caminhantes passam meses passeando em vários intervalos, até países. Algumas caminhadas à noite, sob o farol, serenatas pelas estrelas. A aventura ousada no meio do inverno, verdadeiros diamantes de gelo dançando sob os pés. Botas robustas tornam-se companheiros de confiança para muitos, mas alguns andam descalços, areia e sujeira entre os dedos, lembrando os tempos mais simples.

Mas não importa o que nos leve à caminhada, outros presentes inesperados logo surgirão.

Entre o primeiro e mais óbvio é a melhoria da saúde. Não vou aborrecê-lo com estatísticas, há muitas pesquisas convincentes, mas digamos que os efeitos derivados de apenas um passeio diário de 20 minutos são inegáveis ​​e inequívocos. Todos os aspectos do nosso ser parecem se beneficiar desse simples ato, dos níveis de colesterol às doenças cardiovasculares, da psoríase ao Parkinson.

Entre todos os tratamentos jazzísticos modernos disponíveis para um paciente na coluna, mesas de inversão, agulhas intramusculares, injeções peridurais, massagem, acupuntura, fisioterapia, reabilitação, gelo, calor, a maioria dos médicos e cirurgiões concorda que nada é mais eficaz na reconstrução da função do que simplesmente levantar-se de pé e seguindo em frente.

Se você puder fazer apenas uma coisa por dia, ande. De preferência em um ritmo rígido. Com os braços balançando nos ombros, não nos cotovelos.

Os primeiros passos podem ser pequenos, muitas vezes forçados, mas pouco a pouco, a força vai voltando, e a energia começa a fluir. Uma hora de atividade passa para duas e assim as coisas começam a fluir.

Caminhar pode ser o antídoto perfeito para a praga moderna de sentar, pois ela nos estende para cima, desdobrando flexores do quadril e engajando glúteos enquanto ativa o sistema vestibular e reforça o movimento contralateral (perna e braço opostos se movendo em uníssono), que é a base de tudo desempenho.

No entanto, os benefícios não se limitam apenas ao corpo.

Há muito aclamado por sua capacidade de aumentar o desempenho cognitivo, caminhar na natureza agora é reconhecido como uma poderosa intervenção contra a depressão, o estresse e a ansiedade. Hemingway, Thoreau e Jefferson exaltaram as virtudes, assim como Platão, Aristóteles, Dickens, Ruskin e Emerson. Levado ao seu limite, seguir em frente se torna uma forma de meditação, permitindo-nos explorar a criatividade, a sabedoria e até uma capacidade esquecida de admiração.

Caminhar por uma paisagem é conhecê-la – certamente com mais intimidade do que qualquer trem, avião ou automóvel permitiria. As distâncias se tornam reais novamente. E humilhante.

Você poderá viajar pela Islândia, do cabo nordeste ao sudoeste, uma jornada de trinta e sete dias e de mil quilômetros. Ao longo do caminho, existem vilarejos de pescadores abandonados onde as lápides de crianças se perderam no meio da grama batida pelo vento. Atravessar geleiras enevoadas, se aquecer em respiradouros de vapor vulcânicos e seguir rotas comerciais antigas através de campos de lava, onde há milhares de cascos com impressões na pedra.

Mesmo apenas viajando a pé por bairros familiares nos torna participantes, e não espectadores. Saudamos estranhos, tomamos consciência de rotinas, notamos mudanças sutis e, dessa maneira, seguindo a mesma rota, dia após dia, em vez de nos tornarmos mundanos, fica cada vez mais envolvente. À medida que as experiências e observações se acumulam, como sedimentos em um lago, nossa compreensão do mundo do lado de fora da porta da frente se aprofunda.

Caminhar é uma atividade verdadeiramente democrática, que exige pouco mais do que um robusto par de tênis ou botas, aberto a quase todos, ricos e pobres, jovens e idosos. (É certo que passeios mais longos se beneficiam de uma mochila com os itens essenciais para caminhadas, como jaqueta, garrafa de água e comida.)

Como contraponto, diferentemente da corrida, ciclismo, esqui ou quase qualquer outra atividade mais vigorosa, o movimento lento e constante de caminhar em uma trilha pode ser absorvido em doses quase ilimitadas, pois constrói um corpo em vez de quebrando-o. Certamente, lesões por uso excessivo podem aparecer, mas o estresse exercido sobre as articulações e os músculos é de natureza diferente. Fundamentalmente, nossos corpos são projetados para andar e andar e andar, para sempre.

Mas o maior presente da caminhada pode não ser tanto o que é, como o que não é.

Um telefone saltando na mão é desesperadamente difícil de ler e as mensagens são frustrantes de digitar. Portanto, somos forçados a nos familiarizar com outras maravilhas: silêncio, curiosidade, cheiro de terra na trilha, iridescência da asa de uma libélula, conversando livremente com os amigos da floresta.

Colocar um pé na frente do outro é fundamentalmente uma expressão da humanidade; é o que nos torna quem somos – e é o que nos leva a esses espaços intermediários. Espero que você se junte a nós.